Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Estudo identifica enzima que pode ajudar a combater câncer de próstata


Restaurar enzima no organismo pode ajudar a tratar tumor, dizem cientistas. Um estudo publicado na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS", descreve uma enzima que pode ajudar a combater e suprimir a formação de câncer de próstata.

Células de câncer de próstata mais agressivo, que não puderam ser alteradas pela enzima, à esquerda; à direita, células do tumor mais controladas, com atuação da substância (Foto: Divulgação/Instituto de Pesquisa Médica Sanford-Burnham)



A enzima, chamada PKCζ (a última letra é a grega zeta), foi identificada pelos cientistas do Instituto de Pesquisa Médica Sanford-Burnham, nos Estados Unidos. Segundo eles, a PKCζ controla a ativação do gene c-Myc, que facilita a formação de tumores na próstata. Quando presente no organismo, a enzima impede que o gene propicie o crescimento das células cancerígenas e facilite a ocorrência de metástase.



O estudo sugere que restaurar os níveis da enzima PKCζ no corpo pode ajudar no tratamento deste tipo de câncer. De acordo com os cientistas, a queda na produção da enzima pode ser um dos fatores-chave no surgimento de um tumor agressivo na próstata.

"Pela primeira vez, usamos ratos modificados em laboratório que não produzem PKCζ para demonstrar que esta enzima age como um supressor do tumor [da próstata]", disse, no estudo, a pesquisadora Maria Diaz-Meco.

A análise, divulgada nesta segunda-feira (1º), descreve ainda uma sequência de eventos em nível molecular que podem ajudar no controle do crescimento celular e da metástase do câncer de próstata.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário